A cidade de São Paulo registrou o primeiro caso da variante XBB.1.16 da covid-19, chamada também de Arcturus. O infectado é um homem de 75 anos de idade, com comorbidades.
Ele apresentou os sintomas de síndrome gripal e febre persistente no dia 7 de abril; foi encaminhado para atendimento em um hospital privado da capital, e teve alta médica na última quinta-feira. O idoso está com o esquema vacinal completo contra a covid-19, inclusive, com a dose da Pfizer bivalente. O caso foi confirmado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde.
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a variante Arcturus descende da BA.2, por sua vez, derivada da Ômicron, e vem se disseminando rapidamente. Entre os principais sintomas causados pela Arcturus estão: irritação nos olhos, que se assemelha com a conjuntivite, tosse seca e febre.
As autoridades sanitárias reforçam a importância de completar o esquema vacinal contra a covid-19 para se proteger contra formas graves da doença.
Na capital paulista, o imunizante está disponível para pessoas acima de 50 anos, pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em asilos e os funcionários desses locais.
Também podem se vacinar profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, presos e servidores dos presídios, além da população em situação de rua.
Fonte EBC