Após mortes de três crianças, outras duas continuam internadas com sintomas diferentes
As aulas na rede municipal de ensino de São João del-Rei, em Campo das Vertentes, continuam suspensas até a próxima segunda-feira (30) após a morte de três crianças da cidade, com sintomas de febre e dor de garganta causadas por um tipo de infecção.
Na última semana, a prefeitura anunciou a desinfecção de quatro escolas sob suspeita de um contágio pela bactéria Streptococcus pyogenes. Tiradentes, Santa Cruz de Minas, na mesma região e Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha também suspenderam as aulas na semana passada.
Neste domingo (29), gestores da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram com representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) – por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs- MG) -, e a equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia do Ministério da Saúde.
No encontro, os integrantes discutiram critérios para definição de casos suspeitos; criação do fluxograma de testagem, além da coleta de dados da vigilância epidemiológica do município. Também foram preparados os fluxos de atendimento nas unidades de saúde e protocolos de atendimento.
Duas crianças continuam internadas na Santa Casa da cidade, com sintomas diferentes.
Entenda o caso
Três crianças morreram – uma de 3 e duas de 10 anos – após terem febre e dor de garganta em São João del-Rei. As secretarias de saúde municipal e do Estado investigam se as mortes têm alguma relação com a bactéria Streptococcus pyogenes, mas, por ora, a SES-MG descarta um surto da doença.
Fonte: Hoje em Dia