O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será intubado durante cirurgia no quadril, marcada para a próxima sexta-feira (29), em função de uma artrose. Conforme informações obtidas pela equipe de reportagem de O TEMPO, a intubação é considerada um procedimento padrão devido à complexidade da cirurgia, que requer anestesia geral.
Uma equipe com profissionais de saúde vai ser deslocada do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para operar o presidente na unidade da instituição em Brasília. A cirurgia a que será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui a articulação “doente” por uma prótese artificial.
A previsão é a de que Lula chegue ao hospital por volta das 6h. A cirurgia está agendada para começar na parte da manhã, aproximadamente às 8h. A duração da permanência na UTI está prevista para cerca de 2 dias, dependendo da evolução do quadro de saúde. Posteriormente, ele será transferido para um quarto de recuperação antes de receber alta hospitalar.
A recuperação leva cerca de seis semanas. E, segundo a área médica da Presidência, o petista deve ficar três semanas, no mínimo, despachando do Palácio do Alvorada enquanto se recupera. Além disso, Lula vai ficar de quatro a seis semanas sem viajar.
O procedimento deve proporcionar o alívio da dor provocada pela artrose, a correção de deformidades e a recuperação do movimento da articulação, promovendo conforto para que o petista realize atividades diárias e de locomoção.
Fonte: O Tempo