Moradores dos bairros Anchieta e Cruzeiro denunciam insegurança constante na localidade; imagens mostram ações truculentas dos criminosos

Quem passa pela primeira vez pelas ruas tranquilas e vazias dos bairros Anchieta e Cruzeiro, ambos na região Centro-Sul de Belo Horizonte, não imagina que os moradores e trabalhadores da região são vítimas frequentes de assaltantes armados. Além disso, quem deixa o veículo na rua é alvo fácil de arrombadores e ladrões de veículos.

Câmeras de vigilâncias de prédios e comércios revelam as ações dos criminosos que aparentemente não se incomodam se estão sendo ou não monitorados pelos dispositivos de filmagens que tomam conta de praticamente cada canto da região. Um flagrante chocante é de um rapaz assaltado por um homem armado enquanto estava sentando na porta de uma sorveteria. Outra imagem revela ação de criminosos que tentam furtar motos e veículos estacionados na rua.

Lucas Gonçalves é gerente de uma oficina mecânica no bairro Cruzeiro, ele conta que não tem hora para assaltos e furtos acontecerem. “Só na última semana quatro carros foram roubados só na rua Caratinga. Deixou algo dentro do carro, é certo que seu vidro será estourado ou seu veículo será levado”, disse o gerente.

Consuelo Leão é síndica de um prédio que fica no bairro Anchieta. Conforme a mulher, ela nai sai mais de casa depois das oito da noite por conta do aumento no número de assaltos. Ela também investiu no reforço das câmeras de segurança do prédio e iluminação. “Não tem como sair à noite e andar tranquila pela região, sempre tem assaltos acontecendo. Sem falar que roubo de carros aqui se transformou em rotina. Investimos em mais câmeras de segurança no prédio e também em refletores para tentar coibir os crimes”, destacou Consuelo.

Grupo especializado em furto de motos e carros

Enquanto isso, no Aglomerado da Serra, um grupo que furta motos ou veículos parados nas ruas está deixando em pânico quem não possui garagem para guardar o bem, muitas vezes usado para o trabalho. “Aqui no Serra tem um grupo que furta motos e veículos usando uma chave micha, não dá para deixar moto e carro na rua por muito tempo. O problema é que quem não tem garagem quase não dorme, temendo ter seu meio de locomoção levado”, disse um morador da comunidade que preferiu não se identificar.

PM

Em nota, a Polícia Militar informou que está ciente dos casos de assalto na região. E ainda salienta que reforçou o policiamento na região e que está realizando operações 24 horas por dia para prevenir novas ocorrências.

Polícia Civil

Já a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), informa que, por meio das Delegacias de Polícia Civil/ Sul, em Belo Horizonte, investiga as denúncias de furtos e roubos que vêm sendo registradas na região centro/sul da capital. “A PCMG esclarece que estão sendo realizadas as atividades de polícia judiciária necessárias para apurar os casos. Os investigadores de polícia estão realizando diligências para capturar imagens de câmeras de segurança para serem analisadas e ouvindo vítimas e testemunhas, a fim de identificar os suspeitos dos delitos de roubo e furto na região”, pontuou a nota.

Fonte: O Tempo