Minas vai receber investimento de R$ 380 milhões em soluções de armazenamento e eficiência energética. O aporte será da UCB, antiga Unicoba, localizada em Extrema, no Sul de Minas e está previsto de 2024 a 2028, com projetos que irão gerar mais de 120 empregos diretos.
O objetivo de impulsionar a transição energética e estimular negócios voltados a uma economia de baixo carbono no Estado.
O primeiro projeto, segundo acordado, será a produção pioneira de soluções de alta voltagem (BESS – Battery Energy Storage System) no Brasil (containers de baterias para armazenamento de energia, garantindo um fornecimento ininterrupto de energia em todas as condições), na atual fábrica de Extrema.
A solução é essencial para fortalecer a infraestrutura necessária para a eletrificação em larga escala no país, além de consolidar parcerias com universidades e centros de ensino e pesquisa locais.
Após a primeira fase, a empresa avança para a segunda etapa (2025/2026) do investimento. Nesta, o plano é expandir as operações em um novo terreno, para comportar o salto projetado da produção, dobrando a capacidade produtiva da fábrica construída na primeira fase.
O segundo projeto é o de mobilidade elétrica, que prevê a construção de uma fábrica de baterias para veículos híbridos – para atender a demanda da Stellantis – e se tornar a grande fornecedora de baterias para o grupo nos novos projetos de carros híbridos e elétricos.
O terceiro projeto prevê a construção de uma fábrica de células de lítio em Minas.
Sobre a UCB Power
A UCB Power é uma multinacional brasileira e uma das maiores marcas de soluções de armazenamento de energia do Brasil e da América Latina. Presente há 50 anos no mercado, é fornecedora de baterias estacionárias, baterias portáteis para celulares e laptops e baterias para mobilidade elétrica. E líder nacional no fornecimento de soluções de armazenamento de energia para comunidades remotas.
* Com Agência Minas
FONTE: HOJE EM DIA