A Polícia Militar de Minas Gerais promete uma grande mobilização contra a criminalidade nas estradas durante o feriado prolongado do Dia de Finados. Nesta quarta-feira (1º de novembro), a corporação lançou a Operação Finados 2023. O objetivo da ação, prevista para durar até o próximo domingo (5 de novembro) é combater o tráfico de drogas, garantir o cumprimento da Lei Seca e prevenir acidentes.

De acordo com a PM, haverá intensificação do policiamento nos cerca de 30 mil km das estradas estaduais e federais sob responsabilidade da corporação. Vão atuar na operação 1.200 policiais militares, 24h por dia, conforme o Comandante de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Fábio Almeida. Segundo o militar, estão na mira da PM o tráfico de drogas e de armas, homicídios e roubos.

Teremos aumento das abordagens, trabalho de inteligência na identificação de traficantes, de caminhões com cargas de drogas e de foragidos da justiça. Teremos um trabalho de inteligência para focar as abordagens na identificação desses criminosos”, explica Almeida.

O coronel pontua que o feriado não necessariamente provoca aumento no uso das estradas por criminosos. Porém exige mais atenção para localizar e abordar os autores de delitos. “Como no feriado você tem um tráfego maior, a possibilidade de ele (criminoso) ser abordado, em tese, é menor. Mas temos um trabalho de inteligência já feito nos últimos dias para identificação dos veículos e dos condutores que cometem crimes, para que as abordagens sejam direcionadas”, afirma.

Tolerância zero com a embriaguez ao volante

Fábio Almeida também adverte para o combate ao uso da bebida alcoólica antes de dirigirO comandante de Policiamento Rodoviário afirma que os agentes da polícia vão utilizar bafômetros durante a operação, para identificar possíveis condutores embriagados. “Seremos implacáveis com relação à embriaguez ao volante. Não use bebida alcoólica ao dirigir”, avisa.

FONTE: O TEMPO