O cadastramento escolar para alunos da rede pública de ensino de Minas para 2024 já está disponível. Pais e responsáveis que queiram realizar a matrícula podem fazê-la por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Os interessados podem acessar este link para se inscrever. O prazo termina em 6 de novembro
Uma das novidades para o próximo ano é que o processo de renovação da matrícula será automático: o estudante frequente em uma escola da rede estadual de ensino, até o dia 5 de outubro, terá assegurada a permanência na mesma unidade. E será feita, preferencialmente, no turno em que o aluno estiver matriculado este ano.
O estudante, cuja matrícula foi renovada automaticamente, que pretenda trocar de escola em 2024, poderá solicitar o cancelamento da renovação no Sucem e se inscrever no processo de cadastramento para concorrer a uma vaga.
Quem pode participar
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, deve se inscrever no Sucem o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não ofertará em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.
Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também pode se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno – se possuir, filiação ou nome do responsável legal. Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais e/ou municipais para realizarem a inscrição.
Encaminhamento para matrícula
O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no Sucem será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I – aluno com deficiência; II – zoneamento; III – zona; IV – aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V – aluno já integrante da rede pública de ensino e VI – aluno menor idade. Os resultados da alocação serão divulgados em 5 de dezembro no site do Sucem.
Matrículas
A matrícula dos alunos na rede estadual de ensino deverá ser realizada nas escolas, no período de 26 de dezembro a 12 de janeiro, de acordo com o encaminhamento realizado pelo Sucem.
Para a efetivação da matrícula, os pais, responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a documentação listada na Resolução SEE nº 4.917/2023. A confirmação das matrículas da rede municipal de ensino se dará conforme o cronograma de cada Secretaria Municipal de Educação.
Em todo Estado, 714 municípios aderiram ao Sucem, segundo a Secretaria de Estado da Educação. A lista com todos os municípios pode ser acessada neste link. O sistema indica as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado do candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida.
Nos municípios em que não houve a adesão ao Sucem, o sistema exibirá apenas as escolas estaduais. Caso o interessado deseje estudar apenas em uma escola municipal naquela localidade, ele deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e obter informações sobre o cadastramento.
FONTE: HOJE EM DIA