Considerado um dos mais importantes projetos científicos de todos os tempos, o sequenciamento do genoma humano foi concluído em 14 de abril de 2003. Os pesquisadores decifraram três bilhões de letras do DNA com uma precisão de 99,99%. Com esses dados, os cientistas podem até mesmo prever o desenvolvimento de doenças genéticas e promover avanços no diagnóstico e tratamento do câncer.
As discussões sobre a importância das tecnologias de DNA ganharam força em meados dos anos 1980. A viabilidade de um projeto para sequenciar o genoma humano foi debatida pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos em 1986. Dois anos depois, o instituto de pesquisa em saúde norte-americano montou um comitê com cientistas e especialistas em política científica.
Em 1990, ficou definido um plano para os primeiros cinco anos. A previsão era de que o projeto durasse um total de 15 anos para mapear o genoma humano e determinar a sequência de todas as suas letras. Além disso, deveria desenvolver tecnologia para analisar o DNA.
A primeira etapa foi concluída em 1995 com a apresentação do mapa físico do genoma humano. Em 2003, dois anos antes do previsto, os pesquisadores anunciaram a conclusão do sequenciamento.
Fonte: Agência Minas