A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou esta semana uma Força Estadual de Enfrentamento às arboviroses no município de Paracatu, no Noroeste do estado. As primeiras ações aconteceram em 11/4, no bairro Alto Colina, com a participação de uma equipe formada por 12 agentes de combate a endemia do estado e profissionais do município. Os trabalhos vão até a próxima quarta-feira (19/4).
Durante as ações, a equipe percorreu as ruas do bairro identificando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Ações de eliminação de pontos focais de criadouros, como o recolhimento de pneus e recipientes que acumulam água parada, foram realizadas.
Além disso, os profissionais aplicaram inseticidas em áreas específicas, visando eliminar o vetor adulto e reduzir a transmissão das doenças. A equipe ainda orientará a população sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de objetos, que possam acumular água, além de repassar informações sobre os sintomas das arboviroses e os cuidados necessários para evitar a transmissão das doenças.
“O município de Paracatu já ultrapassou o quantitativo de 2,5 mil casos positivos de dengue em 2023, além de casos de chikungunya. Devido a este cenário, é necessário um trabalho integrado entre o município e a Secretaria de Estado de Saúde. Como resultado de todas as ações desenvolvidas é esperado que nas próximas duas semanas os casos já comecem a diminuir, proporcionando um alento a toda população paracatuense”, informou a referência técnica de arboviroses do núcleo de vigilância epidemiológica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, Lucas Mendes Diniz.
Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS de Unaí, Daniany Oliveira Vale, “o trabalho da Força Estadual será um trabalho de cooperação em conjunto com o município de Paracatu no intuito de reduzir a incidência dos casos de dengue e chikungunya. Esta ação será de fundamental importância, somando forças às ações já executadas pelo município”.
A Força Estadual de Enfrentamento às arboviroses é uma medida importante para reduzir o número de casos em regiões de alto risco. No entanto, é importante ressaltar que a colaboração da população é fundamental para o sucesso das ações. É necessário que todos façam sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas casas e adotando medidas preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti. A prevenção é a melhor forma de combater as arboviroses e garantir a saúde e bem-estar da população.
O Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika da SES-MG pode ser acessado neste link.
Fonte: Agência Minas