O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou hoje, 12 de abril, na Casa de Cultura de Paracatu, no Noroeste do Estado, a campanha PazEduc, projeto que tem o objetivo de reduzir a violência nas escolas. De iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de Paracatu, o projeto busca promover ações educativas nas escolas, estabelecer atuação intersetorial e estreitar os laços com pais e responsáveis para a criação de uma cultura de paz na educação, inclusive, com a família presente em tempo integral na vida do aluno.
Participaram do lançamento da campanha, representantes da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação, dos conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Delegacia Regional de Polícia Civil e do Comando da Polícia Militar, além de integrantes de instituições de ensino.
Durante o evento, a promotora de Justiça Maria Constância Martins da Costa Alvim, à frente do projeto, falou sobre a campanha e ressaltou a necessidade de os pais, mães e responsáveis cuidarem dos seus filhos, observando sempre o conteúdo que acessam na internet, olhando o que carregam nas mochilas e dialogando abertamente com os jovens. “A campanha não tem o viés punitivo, mas sim educacional. Nosso objetivo é trazer os pais e a sociedade para o debate dentro do ambiente escolar. Queremos nos pautar em uma cultura de paz”, explicou a representante do MPMG.
Ela também falou sobre a importância de se criar programas, projetos e palestras com os próprios alunos que tratem de tema como bullying, racismo, machismo, homofobia, entre outros. Já o secretário de Educação de Paracatu, Tiago de Deus, destacou o papel da escola na função de incentivadora do desenvolvimento pleno, não apenas em matérias obrigatórias, mas também em habilidades artísticas, comunicacionais, socioemocionais, auxiliando assim crianças e adolescentes no autoconhecimento e na descoberta do seu papel na sociedade, no mercado de trabalho e na vida.
Os representantes das polícias Militar e Civil frisaram que estão em atuação constante na fiscalização e identificação de quaisquer indícios de violência nas escolas municipais e estaduais. Além disso, durante o lançamento da campanha, todas as autoridades presentes ressaltaram que a escola é um ambiente seguro mesmo diante das atuais publicações na internet que acabam provocando o medo nas famílias.
Fonte: MPMG