O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou a instalação das primeiras vigas de concreto armado da ponte sobre o Rio Paracatu, na LMG-680. A obra faz parte do Provias e inclui a pavimentação de 68 quilômetros da rodovia, também conhecida como “Estrada de Entre Ribeiros”, localizada na maior área irrigada da região.
Nesta etapa da obra, serão instaladas 26 vigas. Cada uma tem a extensão de 40 metros e peso de 120 toneladas. A previsão é que toda estrutura seja instalada ainda na primeira quinzena de abril.
“A ponte, juntamente com a pavimentação da rodovia, vai viabilizar a formação de um importante corredor rodoviário para escoamento da produção agrícola da região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
Importância
A LMG-680 é a principal via utilizada para transporte da produção agropecuária da região, com destaque para os grãos e a cana-de-açúcar, com duas usinas sucroalcooleiras instaladas na rodovia.
Ao todo, serão R$ 45 milhões investidos. Desse total, R$ 25 milhões são recursos do Estado provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho. Outros R$ 20 milhões são fruto de convênio assinado entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Paracatu e a Associação dos Beneficiários da LMG-680.
Provias
Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.
O programa conta com R$ 2 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em mais de cem intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.
Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.
Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.
Fonte: Agência Minas