O grupo Caretagem de Paracatu é um dos temas da exposição “Rumo de Minas” que acontece na Galeria Mari´Stella Tristão, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A exposição é resultado da incursão do projeto em 50 cidades mineiras, nos últimos 12 meses. A produção tem o objetivo de identificar, registrar e preservar a memória de ativos culturais do estado.
A apresentação convida o público a imergir nas peculiaridades históricas e socioculturais das cidades visitadas, por meio de depoimentos, acervos e curiosidades colhidas durante as viagens. O resultado é um rico banco de imagens (fotos e vídeos), com acesso gratuito para entes públicos, escolas municipais e estaduais e colaboradores do projeto para fins promocionais e educacionais, através de plataforma própria de conteúdo e redes sociais.
Os visitantes vão encontrar um ambiente interativo, no qual poderão explorar ativos patrimoniais, passear por festas e expressões culturais, e apreciar a arquitetura, a gastronomia e o patrimônio natural das localidades que ficam ao longo da Via Liberdade, rota turística que tem 70% do seu trajeto dentro do estado de Minas Gerais. O circuito tem como referência a BR 040 e passa também pelos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
Entre os atrativos redescobertos durante as viagens da equipe estão a manifestação cultural Caretagem, de Paracatu. Manifestação cultural única: a Caretagem, que, por meio da dança, celebra as raízes das comunidades quilombolas da região. As apresentações acontecem em homenagem a São João, promovem o sentimento de pertencimento da comunidade negra e louvam o santo homenageado. A festa reflete a fusão das culturas de matrizes afrobrasileiras e europeias.
A exposição tem curadoria de Bellini Andrade, Chico de Paula e Lílian Nunes. Ela fica em cartaz até 21 de maio, podendo ser visitada gratuitamente de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo, das 17h às 21h. O Palácio das Artes fica na Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte.
O projeto Rumos de Minas visitou, nos últimos 12 meses, 50 cidades no estado de Minas Gerais, com a intenção de registrar os patrimônios mineiros a partir de atrativos que definissem a mineiridade a partir de sua essência. Os atrativos foram divididos entre Arquitetura, Artesanato, Cozinha, Expressões, Festas, Natureza e Objetos.
Para saber mais sobre o projeto, conhecer as cidades visitadas e assistir aos 50 vídeos produzidos na primeira temporada, basta acessar www.rumosdeminas.com.br. Também é possível assistir aos vídeos durante os intervalos da programação da Rede Minas.